"La muerte tocando guitarra" não diz nada demais sobre Botero. Alguém mais desapercebido poderia até contestar que essa fosse mesmo uma obra dele, mas isso posso afirmar que é, com certeza, porque me deparei com esse quadro no Museu Botero, em Bogotá. Ele ficava na sala que entrei logo após as esculturas - todas, definitivamente impecáveis. Olhei pra ele de relance, mas fui obrigada, logo depois, a ficar alguns minutos observando. A morte retratada no quadro era a única figura do museu que sorria. Em meio a todos aquelas rechonchudas reproduções da vida, nenhuma esboçava um traço sequer de sorriso e lá estava a morte, com um violão na mão, um sorriso arreganhado e uma leve estupidez estampada. Me obriguei a dar mais uma passada rápida em algumas galerias pra comprovar minha teoria - e estava absurdamente certa. Nenhum dos inúmeros personagens expostos ali sorria. Só a morte tocando violão. Só ela. Posando ali do lado de Jesus Cristo em sua forma 'Boteresca'. Diferentemente de Hopper, há alguma esperança em Botero. |
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